Buscar
  • Giulianno Molina

Afinal, é possível prevenir o câncer?

Pelo conhecimento que nós obtemos hoje, nós observamos que algumas doenças estão acontecendo de uma maneira mais prevalente: um exemplo é a obesidade. Junto à obesidade, nós carregamos outras patologias que vêm no pacote: doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares, e o câncer...



A incidência de câncer aumentou como nunca nesses últimos anos, seja devido à detecção que hoje é melhor, já que estamos através de exames minuciosos, exames clínicos das especialidades e cardiológicos, detectando neoplasias em estágio cada vez menor, ou seja, aumentaram a incidência em números brutos: as neoplasias de mama, de intestino grosso (que é o cólon), de estômago, de próstata, de tireóide e de cavidade oral (de boca) – numa estatística recente do INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de tireóide no sexo feminino ocupou o 5o lugar e o de boca no sexo masculino ocupou o 7o lugar, somente aqui no Brasil!

E de que maneira, quando possível, podemos prevenir e evitar essas Neoplasias?

- O câncer de boca é prevenível pois tem uma associação muito forte com consumo do cigarro e álcool, então, deve-se, obrigatoriamente, cessar o fator de risco: abandonar o cigarro principalmente e moderar o consumo de álcool. - Nós temos que adotar hábitos de vida saudáveis, ter um repouso adequado (respeitando o número adequado de horas de sono)

- Temos que ter uma alimentação balanceada – sem radicalismos. Devemos ter a pirâmide alimentar (calorias, proteínas, sais minerais e vitaminas numa quantidade adequada)

- Temos que ter o hábito de praticar exercícios, já que atividades físicas promovem uma melhor circulação, um alívio do estresse, um sono adequado e ainda melhora nosso metabolismo.

- Além disso, devemos ter outras atividades ou Hobbies, já que, em meio à sociedade moderna, o estresse acaba sendo um fator predominante para a piorar a qualidade de vida: piora o sono, aumenta as disfunções psicológicas e psiquiátricas e piora a qualidade de vida. O estresse crônico é um fator associado à incidência de Câncer por diminuir a imunidade, a capacidade do nosso sistema imunológico ser eficaz, perdendo a resistência de identificar as células neoplásicas, as células tumorais circulantes, porque temos nosso sistema imunológico voltado para um outro motivo. Portanto, evitando os fatores de risco e adotando os hábitos saudáveis, podemos ajudar nossa Imunidade a reconhecer e evitar que as neoplasias apareceçam e progridam, na grande maioria dos casos! Saiba mais sobre o assunto acessando: www.giuliannomolina.com.br #sbccp #ccp #cirurgiaodecabecaepescoco #cabecaepescoco #giuliannomolina #tireoide #examedetireoide #nodulos #pescoço #oncologia #onco #medicina #medicinelife #medico #cirurgiao #cirurgia #biopsia #exame #lifestyle #cancer #cisto #stress #vidasaudavel #saude

3 visualizações

Telefones para contato: 

(11) 2592-8130 • (11) 2592-8056 • (11) 99788-2552

Endereço: R. Maestro Cardim, 560 - conjunto 24 - Edifício Office Paulista - Bela Vista - São Paulo - SP - 01323000

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
whatsapp.png