Buscar
  • Giulianno Molina

Você sabia que o hipotireoidismo agrava a depressão?


"Setembro Amarelo" é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que, desde 2015, conscientiza sobre a importância de prestar atenção ao sinais de depressão.

Mas você sabia que o hipotireoidismo também pode piorar casos de depressão? Isso ocorre porque a principal função da tireoide é a de produzir dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina), que atuam estimulando o metabolismo.

Eles são imprescindíveis para o funcionamento das células, o crescimento, o desenvolvimento do sistema nervoso central e, até mesmo, para a manutenção do humor. Quando a tireoide não consegue produzir quantidades suficientes desses hormônios para atender as necessidades do organismo, condição que chamamos de hipotireoidismo, todo o metabolismo se torna mais lento, incluindo o do sistema nervoso, um fato que pode contribuir para o surgimento da depressão, agravá-la ou até mesmo tornar mais difícil o tratamento de pessoas que já sofrem com a doença.

#sbccp #ccp #cirurgiaodecabecaepescoco #cabecaepescoco #giuliannomolina #tireoide #examedetireoide #nodulos #pescoço #oncologia #onco #medicina #medicinelife #medico #cirurgiao #cirurgia #biopsia #exame #lifestyle #cancer #cisto #stress #vidasaudavel #saude


1 visualização0 comentário