Buscar
  • Giulianno Molina

O que vivenciei no Congresso de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço no México


A Sociedade mexicana realizou pela primeira vez, em abril de 2018, um congresso unificado entre otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço. Tive o prazer de participar como palestrante deste importante evento, que contou com mais de 3 mil participantes, entre ouvintes e assistentes, e mais de 120 convidados internacionais.

O foco central desta experiência foi unir a Inovação Médica com a Educação Médica. Ou seja, o uso da tecnologia para melhorar a qualidade da saúde dos pacientes mexicanos e a otimização da formação e atualização do jovem médico do país tiveram. Estes dois Temas foram de grande importância no Congresso, assumindo quase todos os espaços da programação do evento.

O MOTIVO DE ADOTAR ESSE FORMATO

Este modelo de congresso foi criado porque, apesar de no México não haver grande burocracia para a liberação de materiais, tecnologias e medicamentos, o país sofre com a distribuição de renda e com os altos preços desses recursos, o que, unido ao aumento do número de jovens médicos na área de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, gera um comprometimento da capacidade de atuação desses profissionais e uma possível queda da qualidade de atendimento.

Talvez possamos extrair daí experiência o suficiente para aplicarmos em nosso país, com melhoria de nossos serviços! Eu entendo esta situação e por isso reconheço a necessidade contínua de nos aprimorarmos, estudando e lecionando aqui no Brasil e no exterior, onde a troca de conhecimento enriquece a todos os envolvidos, assim, faço o possível para dar minha contribuição.

O assunto abordado por mim no evento foi o uso da Sialoendoscopia, que é algo novo no México, assim como a cirurgia robótica, que será nosso próximo passo por lá. Como representantes da Federação Latino-americana de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, nossa função é informar e ajudar a formar estes jovens médicos sobre os temas importantes como esses.

Nosso próximo encontro será em Buenos Aires, na Argentina, onde espero ver o mesmo entusiasmo e aproveitamento que houve no México.

#cirurgiãocabeçapescoço #mexico #otorrinolaringologia #CongressodeOtorrinolaringologiaeCirurgiadeCa #hipertireoidismo #nódulosnopescoço #sialoendoscopia #nódulos #pescoço #cálculos

1 visualização

Telefones para contato: 

(11) 2592-8130 • (11) 2592-8056 • (11) 99788-2552

Endereço: R. Maestro Cardim, 560 - conjunto 24 - Edifício Office Paulista - Bela Vista - São Paulo - SP - 01323000

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
whatsapp.png